quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TST investe 2,2 milhões em informação multimédia inovadora

Setúbal na Rede
A Transportes Sul do Tejo (TST) está a investir cerca de 2,2 milhões de euros na disponibilização de um sistema tecnológico inovador em toda a sua frota de autocarros que trará “vantagens para a população setubalense e para a melhoria do transporte colectivo de passageiros”. António Corrêa de Sampaio, administrador da TST, explica que (...) a nova tecnologia é composta por diversos painéis solares fotovoltaicos, instalados nas principais paragens da rede, que fornecem em tempo real informação sobre as carreiras e o respectivo tempo de chegada à paragem.
Alimentados por energia solar, a TST acrescenta que os painéis, além de racionalizarem o consumo energético, vão permitir a leitura de cartões Lisboa Viva. Só na área de actuação da empresa, e de acordo com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), estima-se que existam cerca 12 mil indivíduos invisuais ou com capacidades reduzidas de visão. “Foi a pensar nisto que a empresa implementou também um dispositivo portátil que, ao ser accionado junto de um painel informativo, emitirá um aviso sonoro, dado a informação contida no painel”, acrescenta o administrador da empresa.
O interior das viaturas está igualmente apetrechado com um sistema sonoro que permite informar os utentes sobre a próxima paragem e o tempo estimado de chegada ao destino. Para os utentes que aguardam na paragem, a TST implementou igualmente um outro sistema sonoro que permitirá informar esses passageiros sobre o destino da carreira. 

Sem comentários: