quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Central PV Earthlife em Ferreira do Alentejo

- Rádio Pax - 101.4FM - Beja
A autarquia de Ferreira do Alentejo apresentou ontem mais um investimento nas energias renováveis, com a instalação de uma quarta central de produção de energia solar, que vai nascer em Figueira de Cavaleiros, pela empresa Earth Life
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Ferreira, “o concelho já é o segundo maior produtor de energia solar do país, e representa ¼ da produção total nacional”.
A nova central vai permitir “a breve trecho, não só maior produção, mas também mais inovação” em Ferreira, apontou o autarca. Esta vai ser “a última grande central” a ser instalada no país, com uma potência de 150 megawatts, uma vez que a intenção do Governo é apostar em centrais com 1500 megawatts de potência, mas em centrais de microgeração, explicou Aníbal Costa.
A grande inovação da nova central de produção de energia solar de Ferreira do Alentejo está na utilização da tecnologia de filme fino, em vez das tradicionais células de silício.
A central representa um investimento de cerca de 45 milhões de euros e está dividida em três fases. A primeira arranca já em Outubro, e a segunda de 8 megawatts de potência instalada, deve iniciar em finais de 2011. Quanto à terceira fase, de cinco megawatts, deverá ser instalada dentro de três anos com recurso a painéis solares produzidos em Portugal.

Sem comentários: