quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Projecto Integrado de Energia Solar



FCUL e RPP assinam protocolo
A FCUL e a RPP – Retail Parks de Portugal assinaram um protocolo de cooperação no passado dia 30 de Julho. O acordo estabelecido no âmbito do Projecto Integrado de Energia Solar é válido por três anos.
O Projecto Integrado de Energia Solar desenvolvido pela RPP implica a construção das seguintes fábricas: de silício, de módulos fotovoltaicos (que inclui unidades fabris de wafers, de células e de painéis fotovoltaicos) e de painéis térmicos.
O Projecto Integrado de Energia Solar vai ser instalado no concelho de Abrantes, próximo da central termoeléctrica do Pego. Durante os próximos cinco anos a RPP irá promover a concepção, o licenciamento, a construção e o funcionamento das referidas unidades fabris, de um centro de investigação e de um centro de distribuição.
Cada uma das unidades de produção do Projecto Integrado de Energia Solar terá sistemas de controlo da produção, incluindo sistemas de medida e de controlo da qualidade, necessitando naturalmente de muitos técnicos com formação especializada [consulte outras informações sobre as unidades de produção]. Trata-se de um investimento superior a €800 milhões e se tudo correr como previsto deverá empregar mais de 1600 trabalhadores, dos quais 300 serão profissionais altamente qualificados.

Sem comentários: