terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bairro social de Torres Vedras vai ter painéis solares instalados pela autarquia

Resultados da poupança energética vão ser monitorizados por investigadores
A Câmara de Torres Vedras vai instalar no único bairro social da cidade perto de uma centena de painéis solares destinada ao aquecimento das águas. Os resultados da poupança energética vão ser monitorizados por investigadores.
“As pessoas usam actualmente esquentadores a gás e vão imediatamente ter uma poupança porque vão deixar de pagar a conta do gás, com a instalação de energias renováveis no sistema de aquecimento das águas”, afirmou à agência Lusa António Vallera, coordenador do Centro de Investigação dos Sistemas de Energias Sustentáveis da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A instituição assinou um protocolo com a autarquia, através do qual vários investigadores vão analisar os hábitos de consumo e as poupanças na factura energética deste sistema de energias renováveis, uma solução que, dizem, vai pela primeira vez ser instalada num bairro social. “Este sistema solar vai permitir poupar cerca de 80 por cento do consumo”, revelou o investigador, já que os consumidores vão pagar apenas a factura da água.
O projecto de reabilitação energética vai ser desenvolvido pela Natural Works, uma empresa com vários projectos na área da construção sustentável com quem o município também assinou um protocolo. Prevê que até ao final de 2010 sejam instalados os painéis solares térmicos, um investimento de cerca de 250 mil euros.
O projecto de intervenção no Bairro Boavista/Olheiros, que está a ser alvo de obras de requalificação urbana, tem a duração de dois anos e vai permitir reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, através do recurso à energia solar no aquecimento das águas dos 56 fogos habitacionais.
Pela primeira vez em 22 anos, o bairro está a ser alvo de obras de melhoramento das condições de habitabilidade, orçadas em um milhão de euros. As obras são comparticipadas em 477 mil euros pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, após ter sido aprovada uma candidatura ao programa PROHABITA, destinado a criar condições de acesso a uma habitação condigna por parte de estratos sociais desfavorecidos.

Sem comentários: