segunda-feira, 4 de abril de 2011

FCUL e WS Energia participam na CPV-7

info-Ciências digital

Pessoas
Eliseu Furtado
"Temos, cada vez mais, que formar alunos pensando nas necessidades e nas exigências do espaço europeu", diz Jorge Maia Alves, professor do DEGGE-FCUL

A “7.th International Conference on Concentrating Photovoltaic Systems - CPV-7”decorre até 6 de Abril, em Las Vegas, na maior cidade do estado americano do Nevada. Considerada uma das mais importantes conferências científicas relacionadas com a tecnologia de concentração fotovoltaica, o acontecimento iniciado esta segunda-feira, dia 4 de Abril, conta com a participação de investigadores e estudantes da FCUL e de profissionais da WS Energia, uma empresa criada em 2006 e que tem como ambição ser líder na criação de tecnologia de ponta e "know-how" no sector da energia solar.

 Logo no primeiro dia foram apresentados os três posters lusitanos: o primeiro “Thermal Modeling of a PV Receiver for CPV Application” realizado por F. Reis, M. C. Brito, S. Coelho, J. Mendes-Lopes, L. Pina, G. Sorasio, J. Wemans; o segundo “DoubleSun Performance across Mainland Portugal” da autoria de F. Reis, D. Botelho, M. C. Brito; R. Leandro, J. Silva, G. Sorasio, J. Wemans; o terceiro “Exploring Single Axis Tracking Configurations for CPV Application” desenvolvido por G. Gaspar, M. C. Brito; L. Pina, F. Reis, G. Sorasio e J. Wemans. Um dia antes do término da conferência J. Mendes-Lopes, J. Wemans, S. Coelho, L. Pina, F. Reis, G. Sorasio apresentam a comunicação “On-field demonstration results of medium concentration system HSUN®”.

Estudantes de Engenharia da Energia e do Ambiente co-autores de duas comunicações

A CPV-7 é dedicada à discussão técnica sobre ciência, engenharia, desempenho e economia de sistemas CPV. Trata-se de uma óptima oportunidade para a partilha e aquisição de novos conhecimentos, especialmente para os estudantes que participam na conferência como é o caso dos quatro alunos do mestrado integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente. Guilherme Gaspar, Ricardo Leandro, Joana Silva e Diogo Botelho são co-autores de duas comunicações, que neste evento são apresentados no formato de poster. As comunicações que ajudaram a redigir serão publicadas nas actas da conferência pelo American Institute of Physics e resultam do trabalho realizado no âmbito da disciplina de projecto de licenciatura, desenvolvido no 3.º ano daquele mestrado integrado no âmbito de uma colaboração entre o Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE-FCUL) e a empresa WS Energia.

Para Jorge Maia Alves, coordenador do mestrado integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente “temos, cada vez mais, que formar alunos pensando nas necessidades e nas exigências do espaço europeu. Só assim estaremos verdadeiramente a contribuir para uma formação de sucesso para os nossos alunos e, simultaneamente, para o desenvolvimento nacional”. O professor do DEGGE-FCUL acrescenta ainda que “o sucesso que os nossos alunos estão a ter na realização de estágios e de dissertações de mestrado em universidades e empresas em diversos países europeus mostra que estamos no caminho certo. O mesmo acontece quando se verifica que os alunos estão envolvidos, ainda durante a sua licenciatura, em trabalhos de projecto com um nível reconhecido em conferências internacionais de referência, como se verifica neste caso”

Sem comentários: