segunda-feira, 21 de março de 2011

Quando for grande quero vir para esta escola!

info-Ciências digital
Pela Comissão de Alunos de Engenharia da Energia e do Ambiente
No dia 3 de Março, uma turma do 4.º ano da Escola Básica nº35, de S. Sebastião da Pedreira, visitou o DEGGE-FCUL para aprender questões relacionadas com as energias renováveis, em particular sobre energia solar fotovoltaica.
A visita, organizada pela Comissão de Alunos de Engenharia da Energia e do Ambiente e pelo doutorando Ivo Costa, começou no Campus Solar onde as crianças puderam ver os painéis fotovoltaicos, descobrir como são feitos, perceber como funcionam e quais as diferenças entre cada tecnologia. Discutiram as diferentes formas de energias renováveis que conheciam e ficaram surpreendidas pelo facto de muitas delas serem, na verdade, aproveitamentos indirectos da energia solar. O espanto foi igualmente enorme quando perceberam que aqueles painéis de aspecto tão complexo eram feitos a partir de “areia da praia”!
Seguiu-se uma corrida de carrinhos solares no C6 e as crianças puderam compreender melhor como funcionam na prática os sistemas eléctricos e quais são as vantagens e problemas da tecnologia fotovoltaica. Num instante todos aprenderam a trocar ligações para pôr o carro “em marcha atrás”, inclinar as células em direcção ao sol para receberem mais energia… e em fazer sombra para os carros dos adversários. “Afinal isto não é tão complicado!”
 E como ficaram todos cheios de vontade de ser “cientistas” quando fossem grandes, a visita não podia deixar de passar pelo Laboratório de Aplicações Fotovoltaicas, onde os alunos puderam aprender como se fazem células fotovoltaicas a partir de cristais de quartzo, fazer todas as perguntas sobre as experiências que estão em curso e perceber para que serve aquela confusão de fios, máquinas, instrumentos.
 No final, os alunos voltaram para a escola com os caderninhos cheios de apontamentos, com a curiosidade mais afiada e com gosto pela ciência. Como disse um deles: “Vou dizer ao meu pai que quero andar nesta escola”. Esperemos que sim!

Sem comentários: