quinta-feira, 18 de março de 2010

DGEG selecciona 15 PIP para energia solar

São 15 os projectos seleccionados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para ligação à rede de tecnologia fotovoltaica e solar de concentração. Os projectos foram seleccionados de entre 87 pedidos de informação prévia (PIP) recebidos no período de candidatura (com 67 a serem considerados válidos), de forma a cumprir os limites de potência estabelecidos.
Todos os PIP atribuídos se situam na região sul de Portugal. Em termos de fotovoltaico de concentração (CPV), foram cinco os projectos com luz verde da DGEG. Estes serão implantados em Setúbal, Moura, Tavira e Évora (esta região com dois PIP de CPV). Os projectos seleccionados têm como promotores a SAPEC, a Tecneira, a Reciclamas, a Glintt e a Luz.On.
Quanto ao solar de concentração (CSP), a tecnologia através de motores stirling foi contemplada em quatro dos projectos vencedores, promovidos pela Ramada (Évora), Hyperion Energy (Reguengos), Selfenergy (Silves) e Bragalux (Évora). A Efacec e o consórcio Abengoa/Fomentinvest vão apostar na tecnologia de torre solar em Tavira e Moura.
No que diz respeito à tecnologia de fresnel linear, foram também dois os PIP aprovados. Estes projectos, promovidos pela Dalkia e pela Tom, estão previstos para Faro e Moura. Por fim, a última tecnologia contemplada para produção de CSP foi a cilíndro parabólico, com dois projectos promovidos pela Energena e pela Martifer Energia, ambos em Évora.
Os 15 PIP aprovados representam uma potência atribuída de 33,5 MW. Os vencedores foram anunciados ontem, durante a apresentação do Plano Novas Energias, com os objectivos estratégicos energéticos a atingir até 2020.

Sem comentários: