terça-feira, 27 de novembro de 2012

Maior usina solar da América Latina será em Manaus

D24am.com
O Estado [do Amazonas] tem um projeto que atestou a viabilidade técnica e econômica para a implantação de uma usina solar com capacidade para abastecer o consumo de 1 a 4,5 megawatts (MW). A estrutura será a maior do Brasil e da América Latina. Os municípios do interior, que continuarão isolados do Sistema Interligado Nacional (SIN), mesmo com a implantação do Linhão de Tucuruí, são os que mais poderão se beneficiar com a megausina. O projeto prevê recursos de R$ 26 milhões em funcionamento e foi feito para abastecer o entorno da Arena Amazônia, assim como realizado em outros estádios das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
A instalação do sistema em Manaus teria suporte para abastecer o Ginásio Amadeu Teixeira, o Centro de Convenções do Amazonas e os dois estacionamentos construídos na redondeza. Placas fotovoltaicas seriam fixadas na cobertura desses locais e transmitiriam energia para os mesmos, além de injetar energia excedente na rede elétrica pública, já que esse sistema é interligado.
O sistema não abastecerá a Arena porque a cobertura da mesma não suporta o peso da placa, como explica o coordenador de Energia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e um dos responsáveis pelo projeto, Anderson Bittencourt. “Nossa cobertura suporta algo em torno de 0,9 quilo por metro quadrado e a menor placa era de 3,6 kg/m². O projeto seria para o entorno e para alavancar algo que poderia ser usado em outras localidades”, disse.

Sem comentários: