segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cerca de cem postos de carregamento [de automóveis eléctricos] até ao final de 2010
Uma centena de postos de carregamento eléctrico espalhados por Lisboa e com data de entrada em funcionamento até ao final de 2010 é o compromisso que a câmara presidida por António Costa deverá anunciar hoje, através da sua agência de energia, a Lisboa E-Nova, cumprindo a tarefa de ser cidade-piloto do projecto de mobilidade eléctrica no país. Os seus responsáveis garantem que a rede será aberta a todas as marcas automóveis e que os utilizadores poderão escolher o fornecedor de energia com a qual abastecerão o carro eléctrico. O sistema em desenvolvimento prevê que cada utilizador adquira um cartão que lhe permitirá o acesso, com recurso às tecnologias de informação, ao serviço de carregamento e às opções associadas, nomeadamente o comercializador de energia e o tipo de carregamento (lento ou rápido).

2 comentários:

José Simões disse...

Nunca percebi muito bem essa dos carros eléctricos.

Cada carro eléctrico que nos poupa na emissão de CO2 não força a central térmica a produzir mais CO2?

Dirão que a central térmica é mais eficiente. É verdade, mas...

Espero que entrem em conta com

1. Efeito de Joule nas linhas de transmissão.

2. A energia perdida no local onde os 220 alternada são transformados em 12 ou 15 V (ou lá o que for) contínua.

3. O facto das baterias estarem longe de "dar" a mesma energia que "recebem".

4. O facto do motor eléctrico não ter rendimento 100%.

Já alguém fez as contas todas??? (e a que conclusão chegou?)

José Simões

Miguel disse...

O conceito do carro eléctrico tem, assim de repente, 4 vantagens:
1. elimina a emissão de poluição nas cidades (bom para a saúde);
2. diversifica as fontes de energia (em vez de petróleo refinado pode ser carvão, gás natural, água, vento, sol) (bom para a independência energética nacional);
3. como a produção de electricidade resulta de um mix (incluindo uma fracção relevante de renováveis limpas) as emissões de CO2 por km são menores (bom para o planeta);
4. as baterias de todos os automóveis (de uma cidade, um país, uma região) juntos têm uma capacidade de armazenamento gigantesca que pode ser utilizada para uma melhor gestão da rede eléctrica(i.e. mais eficiente, mais barata, e mais limpa)(bom para o bolso, e para o planeta);
4. um motor eléctrico é muito mais eficiente do que um motor de combustão interno (as "contas todas" já foram feitas; o que é caro é a transição de paradigma: de estações de serviço de combustíveis líquidos para estações de serviço de bateriais).